brooke-cagle-WHWYBmtn3_0-unsplash

Persona: O que é e como criar uma pode melhorar seus resultados

Você sabe qual o público que sua marca deveria alcançar? Qual linguagem ele usa? Quantos anos ele tem? E até mesmo qual sua rotina? Se a resposta for “não” ou “mais ou menos”, então esse post é exatamente para você!

Quando pensamos no nosso público-alvo, muitas vezes nos limitamos apenas a informações demográficas como idade, sexo, localização e profissão por exemplo. Mas conforme trabalhamos estratégias que são mais centradas no cliente em si, essas informações acabam se tornando muito genéricas.

Neste post abordaremos os principais conceitos que caracterizam o que é uma Persona. Além disso, iremos dar algumas dicas de como você pode implementar essa estratégia para sua marca. Confira!

O que é Persona?

Persona nada mais é que a personificação do cliente ideal para o seu negócio. Ela é criada com base nas características, valores, costumes, objetivos, etc. do seu público. Após criada, ela será o norte para o desenvolvimento das estratégias de Marketing da sua empresa.

Criado por Alan Cooper, designer e programador de software, em 1983, o conceito de Persona foca em ententer o cliente como uma pessoa real com necessidades reais. E com isso concentrar o desenvolvimento do seu produto ou serviço na peça mais fundamental do processo: o seu cliente.

Um rápido e simples exemplo de Persona: Maria tem 45 anos, é casada e possui uma pequena empresa no setor alimentício.

Ela dedica a maior parte do tempo para sua empresa, e está buscando formas de aumentar o número de clientes e poder assim, aumentar o tamanho do seu negócio. Porém Maria não possui uma boa familiaridade com mídias sociais, ferramentas de anúncio pago, etc.

Ela gostaria de inserir o negócio dela no cenário digital, aumentando o número de clientes frequentes e o número de encomendas que hoje são feitas por telefone. Porém a maior preocupação dela é que esse processo seja muito custoso e complicado.

Os principais obstáculos que ela enfrenta são a falta de conhecimento nas plataformas que serão necessárias, a falta de tempo para poder trabalhar essas questões internamente e o orçamento reduzido para aplicar todas essas mudanças.

Viu como não é tão complicado quanto parece?

A importância da Persona na criação de estratégias de Marketing

Beleza! Eu já sei o que é uma Persona. Mas como ela pode me ajudar? Essa pergunta possui muitas respostas, mas vamos tentar resumir aqui para você. Basicamente, toda empresa que lança um produto ou serviço no mercado, mas ainda não tem ideia de quem é o seu público, ou quais problemas irá resolver, está caminhando para uma possível dor de cabeça.

Esse conhecimento sobre o seu público é essencial, uma vez que ele permite ter uma visão clara sobre qual será a linguagem utilizada para alcançá-lo, quais redes sociais utilizar, quais as características do produto serão persuasivas e realmente úteis para o cliente, qual abordagem será utilizada, etc.

Por exemplo: minha empresa é do ramo de tecnologia e vende soluções para um público mais jovem e muito ativo nas redes sociais, eu preciso utilizar uma linguagem para interagir com esse público que seja mais informal, mais descontraída. Isso aproxima essa relação negócio-cliente.

A criação da Persona ajuda a humanizar o cliente, deixando um pouco de lado a visão mais generalista e estereotipada que o conceito de público-alvo entrega. Mas é importante destacar que essas características não são ruins e conhecer seu público-alvo também é muito importante, pois ela ajuda a segmentar de uma forma mais abrangente o seu público.

Qual a diferença entre Persona e Público-Alvo?

A principal diferença entre Persona e Público-Alvo está na abrangência que cada um emprega e seus objetivos como estratégia de segmentação de público.

O Público-Alvo procura identificar um grupo de pessoas que possui características em comum, idade, sexo, estado civil, etc. Dessa forma, busca encontrar pessoas que talvez queiram buscar o seu produto ou serviço.

Enquanto isso, a Persona está buscando identificar pessoas que irão, muito provavelmente, se identificar e adquirir o produto ou serviço e interagir com a marca, afinal esse produto foi feito especificamente para elas.

Como criar uma Persona?

O primeiro e mais importante passo, é não achar que pode descrever alguém que representa seu cliente, apenas por achar que que já conhece 100% seu público. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

  1. Baseie-se em pesquisas e análises. Você deverá colher informações sobre o seu cliente, através de pesquisas, formulários e enquetes. Procurando levantar dados como idade, profissão, cargo, rotina, objetivos, dificuldades, redes sociais que usa, etc. O importante aqui é traçar um perfil bem definido do seu cliente. Uma ferramenta gratuita que pode ajudar nesse processo é o Google Forms.
  2. Quando analisar os resultados, procure por padrões entre as respostas. Preste atenção em objetivos, dúvidas, características que são semelhantes entre os entrevistados. Por exemplo, se você percebe que a maioria usa o Instagram como principal rede social, você já consegue incorporar essa característica na Persona.
  3. Após analisar os dados e encontrar padrões e dados relevantes, chegou a hora de montar a Persona. Essa é a hora que você se preocupar em humanizá-la o máximo possível, lembre-se que ela deve representar o cliente que irá comprar o seu produto, interagir nas redes sociais, etc. Conte um pouco sobre as expectativas dela, quais seus medos e receios. E mais importante, escreva essa descrição.
  4. Após criada, divulgue entre sua equipe. Instrua para que eles sempre pensem nessa Persona ao desenvolver novas ideias e buscar clientes.
  5. Caso identifique mais de um perfil dominante, você pode criar também mais de uma Persona. A dica aqui é não exagerar, uma vez que isso pode causar um pouco do foco em suas estratégias.
  6. Se o seu foco for outras empresas como clientes, procure montar a sua Persona com base em pessoas que são as tomadoras de decisão daquela empresa.
  7. Caso não possua clientes suficientes, pois sua empresa ainda é nova, por exemplo, busque fazer pesquisas de mercado, analisar os seus concorrentes, etc.

Caso queira uma ferramenta para ajudar nesse desenvolvimento, a Rock Content desenvolveu um Gerador de Personas que poderá lhe auxiliar no processo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Persona e possui uma visão geral de como criá-la, é hora de colocar em prática esse conhecimento! Inicie os processos assim que possível ou vá em busca de profissionais que irão conseguir te auxiliar.

Sem mais delongas, obrigado por ler até aqui, espero que tenha gostado do conteúdo e caso tenha outras dicas ou queira nos contar o que achou, deixe nos comentários. E se achou muito interessante, compartilhe!

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário em “Persona: O que é e como criar uma pode melhorar seus resultados”

  1. Pingback: 11 tipos de marketing para usar na sua empresa - Apollo 67

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções digitais ao seu alcance!

Entre em Contato

contato@apollo67.com.br​

(67) 9 9696 – 0726 | WhatsApp

Copyright © 2021 – Apollo67 Marketing Digital Ltda | Política de Privacidade