Amadas por muitos, odiadas por alguns, as redes sociais fazem parte cada vez mais do nosso dia-a-dia e querendo ou não, a tendência é só aumentar esse consumo. Para colocar um pouco em perspectiva, segundo a empresa Statista, em 2019, o brasileiro passou, em média, 3 horas e 45 minutos por dia em mídias sociais. Número esse que é 39% maior do que em 2012, quando a média atingia 2 horas e 41 minutos.
A verdade é que produzimos e consumimos conteúdo, praticamente todo o tempo em que estamos conectados. De forma que, a importância das redes sociais, está no poderosíssimo veículo de marketing e interação com seu público que elas oferecem.
Mas por que é tão importante essa forma de conexão, sendo que existem tantas outras que são usadas há anos? Confira:
Importância das redes sociais para empresas
De acordo com a SproutSocial, quando os clientes se sentem conectados com uma marca, 57% vão gastar mais com essa marca e 76% irão preferir comprar com ela ao invés de buscar o concorrente.
Já é possível enxergar o quão importante é se conectar com seu público, não é mesmo?
Além das pessoas que já são clientes seus, o meio digital é um mar de oportunidades para conquistar novos leads. Basta uma boa estratégia para conseguir segmentar o público e alcançar exatamente as pessoas que se interessarão pelo seu serviço ou produto.
Proximidade com o cliente
Cada vez mais, as pessoas estão preferindo entrar em contato com as marcas através de redes sociais. E são vários motivos que levam a isso. Hoje em dia as pessoas buscam por coisas fáceis, ágeis e que demandam menos do seu tempo para adquirir quaisquer serviços ou produtos, ou seja, quanto mais rápido, fácil e prático, melhor. As redes sociais tem tudo isso e um pouco mais para oferecer.
O seu cliente consegue resolver um problema, tirar uma dúvida, participar de um sorteio e até comprar seu serviço ou produto. Tudo em um só lugar com apenas alguns cliques e o mais importante: conseguindo se identificar em sua marca.
Além de todos esses beneficios, também há o consumo de mídia de animais fofinhos, bebês rindo, dentre outros inúmeros conteúdos, fazendo com que as pessoas passem mais tempo entre um post e outro.
O seu cliente está nesse meio e você precisa atingi-lo de alguma forma. Seja com algum anúncio divulgando “seu petshop” entre um post e outro de animais fofinhos ou até mesmo na timeline, com alguma informação sobre seu produto ou serviço. Isso irá agregar de alguma forma a vida ou necessidade do seu cliente, criando assim um vínculo com o mesmo.
Por que algumas empresas ainda tem medo?
Bom. A resposta para essa pergunta poderia ser apenas: “Tudo o que é novo, assusta”, mas apesar de ser um dos grandes motivos, essa frase não consegue resumir todo o problema.
Com esse mercado “novo” crescendo dia após dia, algumas empresas acabam pressionadas a rever vários de seus processos e formas de abordar o público. O que, apesar de ser super interessante por permitir adaptações e melhorias, pode se tornar uma grande dor de cabeça se implementado de forma errada.
Um exemplo que consegue ilustrar bem essa preocupação, é o tempo de resposta. Segundo o 2020 Sprout Social Index, cerca de 40% dos consumidores esperam uma resposta em até 1 hora e 79% em 24 horas. Ou seja, essa pressão por respostas rápidas, muitas vezes pode colocar em risco a qualidade do atendimento.
Mas como para cada problema, existe uma solução, algumas redes sociais, como por exemplo o própio Facebook, disponibilizam internamente ou através de bots, ferramentas que permitem respostas automáticas para questões mais comuns. Isso permite diminuir um pouco o tempo de resposta.
De qualquer forma, é sempre importante monitorar, dentro da ferramenta mesmo, qual o tempo médio de resposta que seu negócio está apresentando.
Existem muitos outros possíveis motivos que podem levar a um receio em aderir ao mundo digital. Porém o importante é olhar essas situações pelo lado positivo e entendê-las como incentivos para se adaptar, melhorar e se aproximar cada vez mais do seu público.
Mas então, como posso começar?
O primeiro passo, com certeza, é ter em mente que os clientes certos são alcançados pelas estratégias certas, ou seja, é essencial conhecer bem o seu negócio e melhor ainda o seu público.
Qual a faixa de idade dos seus clientes? Quais seus costumes? Quais assuntos eles se interessam mais? E não menos importante, qual a imagem da sua marca você quer passar?
Mas depois de levantar todas essas informações, devo contratar alguém ou começar sozinho?
Nada impede que suas redes sociais sejam administradas internamente, inclusive muitas empresas fazem dessa forma. Porém um profissional conseguirá te guiar melhor para as estratégias corretas que irão se encaixar nos seus objetivos. Ele será responsável também por, criar e fazer as postagens e stories, gerenciar campanhas de anúncio pago entre outros.
Confira 8 dicas que irão alavancar suas redes sociais:
- Escolha bem as redes sociais que irá utilizar. É bacana verificar onde estão os seus clientes e quais delas se encaixam no seu objetivo. Uma dica legal se você está começando do zero, é procurar quais mídias seus concorrentes estão utilizando.
- Essa é muito importante, então preste bastante atenção. Defina muito bem qual tipo de linguagem irá utilizar com seu público! Sua escolha irá dizer qual imagem você quer passar da sua marca. Entenda como a extensão da personalidade do seu negócio.
- Procure entender o comportamento do seu público, dessa forma conseguirá definir os melhores horários para estar presente nas redes sociais, liberando conteúdo e interagindo.
- Uma estratégia bem elaborada é o que irá, na grande maioria das vezes, trazer bons resultados. Então jamais negligencie essa etapa do processo,
- Conteúdos institucionais são importantes, mas não foque só neles. Utilize as redes sociais para conhecer melhor o seu público. Pergunte suas opiniões, seu assuntos preferidos, suas prioridades na vida, etc. Não desperdice esse potencial enorme de se aproximar do seu cliente.
- Foque em aumentar o número de seguidores qualificados, ou seja, aqueles que poderão se tornar clientes. Lembre-se “quantidade não é qualidade”, então utilize estratégias que caminham nesse sentido.
- Enalteça sempre os seus diferenciais e pontos fortes. Isso é o que irá lhe trazer mais visibilidade.
- É legal se posicionar sobre assuntos que estão em alta, porém sempre evitando temas relacionados a política, religião e coisas do tipo. Isso pode acabar dividindo o seu público e até mesmo causar a perda de seguidores. Basicamente, evite assuntos polêmicos.
Conclusão
Inserir a sua empresa no cenário digital pode parecer assustador no início, mas é uma ótima forma de crescer, alcançar novos clientes e manter a fidelidade do seu público. No final, tudo vai depender da estratégia que irá utilizar.
Sem mais delongas, obrigado por ler até aqui, espero que tenha gostado do conteúdo e caso tenha outras dicas ou queira nos contar o que achou, deixe nos comentários. E se achou muito interessante, compartilhe!
3 comentários em “Presença digital: A importância de estar presente nas redes sociais e manter a proximidade com seu cliente”
Bacana, Me ajudou muito seu conteudo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Sucessão pra todos
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