Com a tecnologia cada vez mais presente na grande maioria de atividades que exercemos durante o dia, fica difícil imaginar um mundo em que não utilizamos ferramentas digitais para facilitar nossas vidas.
No mundo das empresas também não poderia ser diferente. E principalmente quando o assunto é Marketing Digital, não dá para trabalhar cegamente. É preciso manter uma visão ampla sobre todos os fatores que influenciam a presença digital de uma marca e é aí que essas ferramentas entram em jogo.
E se você está pensando que é necessário gastar rios de dinheiro para utilizar uma boa ferramenta de Marketing Digital ou está em busca de alternativas para soluções mais caras, esse post é exatamente para você! Iremos mostrar algumas das principais ferramentas de Marketing Digital que com certeza irão dar uma alavancada em suas estratégias. E o melhor de tudo: GRATUITAS! Vamos lá?
O que são ferramentas de Marketing Digital?
Antes de mais nada, temos que entender o que são essas ferramentas. Bom, podemos dizer que são soluções que vão, desde ajudar a enxergar melhor quais tipos de usuário acessam suas páginas, até ferramentas que irão lhe ajudar a manter uma organização melhor em seus projetos.
Em poucas palavras, podemos dizer que elas te ajudam a planejar, organizar e gerenciar estratégias de Marketing Digital de forma orientada e consciente.
Sem dúvida, o Google é a principal referência quando falamos sobre Marketing Digital, presença digital, SEO, entre outros temas relacionados. Por isso separamos aqui uma parte desse post apenas para ele.
Lembrando que o Google oferece muitas outras ferramentas além das que iremos citar aqui, por isso fica a sugestão de dar uma procurada mais a fundo.
Google Analytics
O Google Analytics é provavelmente a ferramenta gratuita para marketing digital mais conhecida fornecida pelo Google e, com certeza, uma das melhores no mercado quando o assunto é Web Analytics.
Ele consegue entregar, de uma forma bem organizada, diversas informações sobre quem está acessando o seu site. Essas informações são segmentadas em local, idade, gênero, dispositivo utilizado, tempo que permaneceu no site, entre vários outros.
Se utilizado de forma correta, o Google Analytics consegue auxiliar muito na hora de direcionar campanhas e entender mais sobre o comportamento dos visitantes do site.
Google Business (Google Meu Negócio)
Sabe quando você procura o nome de uma empresa no Google e ao lado dos resultados você encontra uma descrição detalhada com nome do negócio, telefone, endereço, horário de atendimento e avaliações? Esse é o Google Business em ação.
O Google Business é uma ferramenta voltada para negócios locais que permite que essas empresas controlem como elas aparecem no Google, além de entregar insights sobre visualizações e cliques.
Ele permite gerenciar diversas informações importantes como:
- Nome da empresa;
- Ramo de atuação;
- Telefone;
- Endereço (integrado com o Google Maps);
- Horário de atendimento (inclusive para feriados e datas importantes)
Além disso ainda permite cadastrar imagens da empresa, receber avaliações de clientes, recomendações e ainda responder dúvidas.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta que possibilita analisar tendências de termos de pesquisa no Google ao longo dos anos. Você pode procurar por pesquisas em diversos idiomas, regiões e períodos que vão de 2004 até a atualidade.
Entre diversas funcionalidades, é possível também comparar diferentes termos e com isso, ter uma noção de quais estão mais em alta em determinadas regiões e períodos.
Para o planejamento de campanhas, é muito útil na hora de identificar sazonalidades que podem influenciar no volume de pesquisas, como termos específicos que são procurados em datas importantes como o Natal por exemplo.
Google Keyword Planner
Ferramenta que faz parte do Google Ads, o Google Keyword Planner tem a função de fornecer sugestões e gerenciar palavras-chave para suas campanhas.
Ele apresenta métricas muito importantes como média de buscas mensais, custo por clique, lances mínimos e muito mais.
Em conjunto com o Google Trends, se torna um poderoso aliado na hora de planejar suas campanhas de Marketing.
Google Search Console
Em palavras simples, o Google Search Console é uma ferramenta que permite o monitoramento e o gerenciamento de como o seu site é visto pelo Google. Desta forma é possível encontrar formas de melhorar a eficiência das páginas e proporcionar uma melhor experiência aos usuários.
Oferece recursos que permitem uma análise mais detalhada da saúde do site, como a qualidade do sitemap — arquivo que identifica, aos motores de busca, a estrutura do site —, métricas sobre palavras-chave e rankeamento, entre outros.
É uma ferramenta que exige um pouco mais de nível técnico e compreensão sobre SEO e como motores de busca funcionam. Porém, é muito poderosa e com certeza irá fazer uma diferença muito grande no desempenho do seu site.
Ferramentas que oferecem planos gratuitos
Daqui para frente, iremos citar algumas ferramentas que oferecem tanto planos pagos, quanto gratuitos. Mas, ainda sim, é possível aproveitá-las de forma produtiva e caso a necessidade surgir, pode ser feita uma análise para decidir se seria viável adquirir o plano pago delas. Mas sem mais delongas, vamos ao que interessa!
SEMRush
A SEMRush é uma ferramenta que vai te ajudar a encontrar formas de melhorar seu ranqueamento orgânico nas buscas, através de análises e sugestões de palavras-chave para o seu site.
Entre os muitos recursos que a ferramenta oferece, você pode fazer análises por domínio, receber insights sobre como melhorar a performance do seu site, analisar estimativas de tráfego de seus concorrentes e ainda sincronizar a plataforma com o Google Analytics e o Google Search Console.
Vale lembrar que no plano gratuito essas ferramentas são bem limitadas em termos de quantidade de buscas, mas para análises reduzidas consegue entregar um resultado muito satisfatório.
Trello
Trello é uma ferramenta de organização de tarefas e projetos que segue o modelo Kanban. É muito útil para gerenciar tanto tarefas pessoais quanto projetos com a colaboração de muitas pessoas.
Ela trabalha através de quadros e cartões que podem conter prazos, checklists, imagens e responsáveis pela tarefa. Além de, na sua versão gratuita, permitir integrar um dos diversos plugins que aumentam ainda mais o número de funcionalidades da ferramenta.
A ferramenta em si é gratuita, porém é possível assinar a versão premium que possui algumas vantagens como limite de tamanho maior para anexos e a possibilidade de habilitar mais plugins.
Notion
O Notion é um app que, em termos de organização, faz de tudo um pouco. Ele possui um ambiente super customizável que te permite deixá-lo do jeito que mais te faça sentir confortável com a ferramenta. A proposta dele é basicamente essa: entregar as diferentes ferramentas dos concorrentes, porém todas em um só lugar e com a liberdade de fazer suas próprias alterações.
O app disponibiliza diversos modelos prontos de calendários, espaços para notas, agendas, quadros Kanban, espaços para organização de clientes, planejamento financeiro e muito mais. Todos customizáveis para você deixar do jeito que preferir.
Com a versão gratuita você consegue criar e gerenciar quantas páginas quiser e sincronizar o app em diferentes plataformas como Android e iOS. Em alguns planos pagos você pode ainda convidar outras pessoas que podem criar e editar seus projetos.
Canva
O Canva é uma plataforma de design gráfico utilizada para criação de artes para postagens em redes sociais, flyers, posters, capas, entre outros designs profissionais. É uma ótima opção para quem não tem experiência com o Photoshop ou não quer pagar seu preço.
A maior vantagem da plataforma, é a quantidade gigantesca de templates prontos para serem usados. Eles podem ser customizados com poucos cliques e permitem que você faça upload de suas próprias imagens, para compor as suas artes. E caso, com todas as funcionalidades da ferramenta você se sinta um pouco perdido, o Canva oferece ainda cursos gratuitos em vídeo sobre suas funcionalidades em sua Design School.
O app conta conta também com versões premium, que irão adicionar mais recursos dentro da plataforma como removedor de fundos, mais armazenamento em nuvem, agendamento de publicações e mais.
Mailchimp
O Mailchimp é uma plataforma de automação de marketing, voltada para as estratégias que envolvem e-mails. É uma ferramenta que permite gerenciar listas de e-mails, criar modelos, automatizar campanhas inteiras e ainda analizar os resultados.
Em seu plano gratuito, ele conta com um limite de até 2000 contatos cadastrados e 10000 envios mensais (com limite de 2000 por dia). Portanto se você está começando agora a utilizar campanhas de e-mail, com certeza o Mailchimp, em sua versão gratuita, irá te ajudar a alcançar seus objetivos.
Conclusão
Criar e manter o planejamento de Marketing de sua empresa, não é uma tarefa fácil. Mas com a ajuda de ferramentas, é possível simplificar bastante o processo. E melhor ainda se forem gratuitas e eficientes no que fazem.
Sem mais delongas, obrigado por ler até aqui, espero que tenha gostado do conteúdo. Quais dessas ferramentas você usa? Qual você acha que faltou? Fala para a gente aqui nos comentários!