Você já parou para pensar sobre por que marcas como Nubank e Netflix fazem tanto sucesso nas redes sociais? O que será que faz com que o público em geral se identifique tanto com elas? Será que é apenas pela qualidade do serviço prestado?
Além de serem os principais nomes em seus respectivos ramos de atuação, elas usam e abusam de uma das ferramentas mais eficazes na comunicação com o público atualmente: a escolha de uma linguagem simples e direcionada.
Como o tipo de linguagem afeta o público?
O ser humano, por natureza, tem a tendência de se identificar com características que são familiares a ele. Você se sente muita mais a vontade próximo a alguém que conhece, do que próximo a alguém desconhecido.
Por muito tempo, empresas e negócios eram vistos como algo extremamente formal, com jargões e vocabulário complicado. Para resumir, era uma comunicação que não utilizamos em nosso dia-a-dia. Em nossas conversas com familiares e amigos, utilizamos uma linguagem mais informal com gírias e expressões, de forma que conseguimos manter um diálogo claro e que todos os lados conseguem entender e se identificar.
Com a popularização das redes sociais, algumas empresas perceberam que ao utilizar uma linguagem mais simples e amigável, conseguiam alcançar uma interação com o público em um nível que não era possível anteriormente. Isso obrigou o mercado a se adaptar, fazendo com que surgisse a necessidade de adotar essa estratégia.
O tipo de linguagem que você utiliza, influencia na identificação do seu público com a sua marca. Seu cliente se sente muito mais próximo de você, ele passa a te enxergar não mais somente como uma marca, mas como alguém que ele pode conversar e tirar dúvidas.
O que seria uma “linguagem simples e direcionada”?
Temos dois termos importantes aqui: “simples” e “direcionada”.
Uma linguagem simples, é aquela que se aproxima do nosso cotidiano, sem muitas palavras técnicas, sem termos difíceis. É uma linguagem que é facilmente compreendida por todos. Lembre-se que um dos princípios fundamentais da comunicação, é conseguir fazer com que sua mensagem seja compreendida de forma clara.
Quando falamos de linguagem direcionada, temos que ter em mente com quem estamos falando, quem queremos que nos ouça. Aqui entra a importância de possuir um conhecimento significativo a respeito do seu público. Você deve adaptar essa linguagem de acordo com as características dos seus clientes. Seja até mesmo utilizando uma linguagem um pouco mais formal, porém evitando complicar demais. Acredite: por incrivel que pareça, é possível utilizar uma linguagem formal sem parecer estar escrevendo uma coletânea das 50 palavras mais difíceis da língua portuguesa.
Um detalhe que é importante mencionar é: termos técnicos, jargões e coisas do tipo, não são proibidos. Você pode utilizá-los desde que sejam necessários, como por exemplo para tirar uma dúvida. Mas se não tiver jeito e ter que usar um termo complicado, aproveite para explicar o que ele significa.
O que a “febre das startups” tem a ver com esse assunto?
Não é novidade que nos últimos anos, vemos um crescimento gigante do números de startups surgindo no mundo inteiro. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), no período de 2015 até 2019, só no Brasil, o número de startups cresceu de 4.151 para 12.727 (207%).
Mas o que são startups e o por que estamos falando delas?
Startups podem ser definidas como empresas que iniciaram com uma proposta bem simples: desenvolver algo inovador e que tenha um grande potencial de crescimento. Essas empresas estão em qualquer mercado possível.
Essas empresas começaram a nascer em um período, em que as redes sociais estavam se tornando o principal meio de comunicação entre as pessoas. Isso tornou a implementação desse tipo de estratégia de forma natural.
Elas perceberam que uma das dores do mercado era justamente essa barreira que a falta de proximidade com os clientes criava. E como dito anteriormente, o mercado acabou sendo pressionado a se adaptar para que não perdesse espaço para essas empresas novas. Um exemplo muito positivo é o que os bancos digitais trouxeram como maior proposta: simplificar a vida das pessoas eliminando filas, diminuindo burocracias, entre outras coisas.
Redes sociais como o Twitter por exemplo, são uma mina de ouro para agregar nessa aproximação com seu cliente. Mas vale lembrar que cada caso é um caso. Empresas com um público mais diversificado acabam tendo um pouco mais de vantagem nesse meio. Mas isso não impede que você possa utilizar de uma comunicação mais amigável nos meios que já utiliza.
Qual o tipo de linguagem do meu público?
Essa é uma questão muito importante de ser definida. O tipo de linguagem vai depender de qual é o seu público. Você pode definir isso através de uma pesquisa para encontrar qual o seu público-alvo e melhor ainda quais as personas que seu negócio atende.
Procure dar uma conferida nas redes sociais e tentar entender como seu público está interagindo, quais são os assuntos que atraem eles. Monitore seus concorrentes, veja quais deles estão se saindo bem, use-os como modelos e então verifique no que eles poderiam melhorar, então aplique à sua estratégia.
Como interagir com meu público nas redes sociais?
Após definir o tipo de linguagem, o próximo passo é dedicar um tempinho para definir quais redes sociais mais irão se encaixar na imagem do seu negócio. Ter em mente o tamanho servirá como um bom indicativo de quais escolher.
Então resta imaginar a sua empresa não mais como uma marca, mas como uma pessoa. Imagine que sua marca é alguém próximo da pessoa que está interagindo.
Outro ponto importante a ser observado é a constância. Procure responder comentários e chats sempre que possível e quanto mais rápido melhor.
Conclusão
Utilizar a linguagem correta com seu público pode ser o que irá definir o sucesso de sua marca. Então é muito importante prestar atenção nesse assunto. Para alguns pode parecer algo complicado, mas no fim das contas é muito mais simples do que parece.
Sem mais delongas, obrigado por ler até aqui, espero que tenha gostado do conteúdo e caso tenha outras dicas ou queira nos contar o que achou, deixe nos comentários. E se achou muito interessante, compartilhe!
3 comentários em “Por que uma comunicação simples é importante no Marketing Digital?”
Pingback: Presença digital: A importância das redes sociais - Apollo 67
Pingback: Persona: O que é e como criar uma pode melhorar seus resultados - Apollo 67
Pingback: 11 tipos de marketing para usar na sua empresa - Apollo 67