Quando pesquisamos sobre Marketing, é muito fácil acabar se perdendo em meio à quantidade enorme de estratégias diferentes que existem. A verdade é que o Marketing está tão presente em nosso dia-a-dia, que seria estranho se não existissem tantas estratégias diferentes.
Com o desenvolvimento do mercado digital, o mundo se torna cada vez mas conectado, e a tendência é novos públicos e novas abordagens surgirem.
Quantos tipos de marketing existem?
Imagine que todos os anos surgem novos tipos de abordagem, agora imagine que cada abordagem irá se traduzir em uma nova estratégia de marketing. Logo se torna difícil chegar a um número específico.
Apenas digitando “marketing” no Google, já é possível encontrar dezenas e centenas de diferentes tipos de marketing.
Existem diversos tipos, alguns são derivados de estratégias já bem consolidadas, outros são estratégias totalmente novas. Portanto é importante focar inicialmente nos principais.
Por que existem vários tipos de marketing?
Marketing, segundo a American Marketing Association (AMA), é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.
Com isso em mente e sabendo que existem diversos tipos de perfis de clientes e vários públicos, cada um com suas características, podemos concluir que a necessidade por diversos tipos de abordagem se traduz em vários tipos de estratégias. O Marketing está sempre se atualizando e, consequentemente, novas abordagens surgem a todo momento. Por isso separamos hoje 12 tipos de estratégias de Marketing que você pode adotar em sua empresa ou negócio. Continue lendo!
1. Marketing Direto
O Marketing Direto é uma estratégia utilizada principalmente com pessoas que já demonstraram interesse em sua marca em algum momento. Ela trabalha em um formato mais pessoal, um para um.
Imagine que quando fazemos uma postagem em uma rede social, estamos direcionando a um conjunto de pessoas que seguem um padrão pré-definido. Já no Marketing direto, trabalhamos com um e-mail, uma mensagem em aplicativo ou até mesmo uma DM no Instagram.
Essa é a principal característica desse tipo de abordagem, pois passa um sentimento de exclusividade ao cliente, sem uso de intermediários. Importante lembrar que o tipo de comunicação deverá sempre ser compatível com o tipo de público que está sendo abordado.
2. Marketing Indireto
Nesse tipo de estratégia, uma marca irá utilizar de elementos mais discretos para se promover. A principal característica é não se parecer realmente com uma campanha de marketing.
Com um retorno mais a longo prazo, o Marketing Indireto trabalha através de projetos que procuram manter a marca viva na mente das pessoas. Um exemplo muito comum que podemos citar são os patrocínios nas camisas de times de futebol.
E para relembrar um clássico, a maioria de nós já assistiu o filme “Náufrago” (2001), estrelado por Tom Hanks. Dois exemplos marcantes de Marketing Indireto estiveram presentes na obra, a FedEx, empresa que o protagonista trabalhava e o famoso Sr. Wilson, uma bola de vôlei da marca Wilson que o acompanhou durante o filme.
3. Marketing de Conteúdo
Com certeza umas das mais famosas abordagens atualmente, o Marketing de Conteúdo está presente em praticamente todo o tempo que navegamos na internet. Seja através de conteúdos informativos em uma rede social, um artigo em um blog como esse, um vídeo no youtube e até mesmo podcasts.
O Marketing de conteúdo busca criar autoridade e entregar valor através de conteúdos de qualidade, focados em tópicos relacionados ao negócio. Dessa forma, o público se familiariza com a marca.
4. Inbound Marketing
O Inbound Marketing se caracteriza por ter como objetivo fazer com que a marca seja encontrada pelos clientes, ou seja, sem a necessidade de entrar em contato com eles diretamente.
Por possuir propostas similares, muitos confundem essa estratégia com o Marketing de Conteúdo. Porém o que diferencia as duas é o objetivo de cada uma, o Inbound Marketing foca exclusivamente em guiar o cliente no funil de vendas, através de campanhas, ebooks, programas de fidelidade, entre outros.
Uma das principais abordagens nesse tipo de marketing são aquelas focadas em SEO, permitindo que a marca apareça nas primeiras posições de mecanismos de busca, como o Google, quando alguém busca um produto ou serviço.
5. Outbound Marketing
No Outbound Marketing a proposta é um pouco diferente, o objetivo aqui é se fazer visível. Em outras palavras, entregar conteúdo de forma a alcançar o maior número possível de pessoas sem o foco em um público específico.
Também chamado Marketing de Interrupção, já estamos muito familiarizados com esse tipo de estratégia em nosso dia-a-dia. Exemplos estão em comerciais na tv, rádio, outdoors e banners, onde o público não necessariamente está buscando a informação, mas é pego de surpresa por ela.
6. Marketing Digital
Provavelmente o mais conhecido nesta listagem, o Marketing Digital é também uma das estratégias mais abrangentes utilizadas atualmente. Isso se deve ao fato de que todas as campanhas online são parte dele, inclusive outros tipos como o Marketing de Conteúdo por exemplo.
Vemos esse tipo de marketing o tempo todo em nosso dia-a-dia, seja em redes sociais, no Google e até mesmo mensagens de texto como o SMS.
O segredo dessa estratégia está em definir muito bem o seu alvo, através de personas. Apesar de ser importante em qualquer tipo de marketing, no meio digital a definição de um alvo possui muito mais impacto. É necessário existir um direcionamento para que suas campanhas alcancem as pessoas certas.
7. Marketing Omnichannel
Quando estamos pesquisando os preços de um determinado produto que desejamos comprar, é muito comum olharmos em diversos canais diferentes, como dar uma olhada em um loja física, depois finalizarmos a compra em um smartphone, ou olharmos pelo smartphone o produto e depois comprarmos pelo computador.
Esses são exemplos do que chamamos Marketing Omnichannel e cada vez mais as empresas estão disponibilizando mais canais para facilitar a experiência do usuário final. Exemplos são empresas físicas investindo no meio digital e vice-versa.
O foco principal nesta estratégia é criar uma transição simples e fácil entre os canais, de forma que o usuário final tenha uma experiência de qualidade na aquisição do seu produto ou serviço.
8. Marketing de Relacionamento
Aqui o contato com o cliente não acaba simplesmente na venda. O marketing de relacionamento, como o próprio nome já diz, propõe que o negócio faça constantes esforços para manter um bom relacionamento com o cliente.
Dentro desta estratégia, a empresa deve ter o foco voltado para pesquisas de satisfação para garantir que o seu público está satisfeito com o seu serviço ou produto, programas de fidelidade como benefícios para quem já é cliente há algum tempo e sempre manter um canal aberto para feedbacks.
9. Marketing Viral
Aqui mora o sonho de qualquer marca que investe em marketing. O marketing viral tem o potencial de alavancar a visibilidade de forma massiva e extremamente rápida, porém não existe passo a passo e muito menos garantia de sucesso nessa estratégia.
Através de vídeos e engajamento em redes sociais, o objetivo é criar conteúdo que se torne viral e fique na “boca das pessoas”, aumentando por conta própria a divulgação. Um exemplo marcante deste tipo de marketing foi a campanha da Nissan lançada em 2011, com os “Pôneis Malditos”, que resultou em um aumento de 80% das vendas da montadora em relação ao ano de 2010.
Ainda é importante mencionar que é necessário cuidado para não gerar conteúdo que possa ser visto como ofensivo, pois o efeito pode ser muito negativo.
10. Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha se caracteriza por campanhas que muitas vezes surpreendem o público, de formas bem humoradas e super criativas. A empresa procura criar uma experiência que fique na memória do publico, sem a necessidade de contar com orçamentos muito grandes.
Um bom exemplo desta estratégia é a campanha “Happiness Machine” da Coca-Cola, em que uma máquina de bebidas entregava mais do que havia sido pago, dessa forma gerando muita diversão em uma universidade em Nova York.
Grandes marcas também se beneficiam dessa estratégia e são inclusive famosas por isso, exemplos são, além da Coca-Cola citada anteriormente, Pepsi, McDonald’s e Burger King. Essas marcas além de fazerem o marketing de guerrilha, trazem um pouco de competitividade citando as concorrentes em suas campanhas. Um exemplo desta competitividade, é um comercial criado pela Pepsi em que um garoto utiliza latas do refrigerante da Coca-Cola para alcançar o botão da Pepsi na máquina de bebidas.
11. Endomarketing
O Endomarketing toma uma direção diferente da que estamos acostumados. Ao invés de focar os clientes, voltamos a atenção para dentro da empresa, focando os colaboradores e o ambiente organizacional.
A intenção aqui é fazer com que toda a equipe esteja alinhada com os valores e objetivos da empresa, através de campanhas internas que buscam a aproximação entre os diversos setores e suas equipes. Dessa forma é possível redirecionar essa satisfação interna aos clientes, através de um bom atendimento e suporte.
Conclusão
Apesar de existir uma quantidade enorme de tipos de Marketing, o mais importante sempre será conhecer o seu público e, a partir disso, escolher as melhores formas de abordá-lo.
A grande sacada, é que existe muita flexibilidade entre as estratégias. Então não foque em apenas uma, brinque com elas e faça testes combinando duas ou mais estratégias para encontrar o que mais vai se adaptar às necessidades de seu negócio.
Sem mais delongas, obrigado por ler até aqui, espero que tenha gostado do conteúdo e caso conheça outros tipos de marketing ou queira nos contar o que achou, deixe nos comentários. E se achou muito interessante, compartilhe!